Julio Cesar Arantes Perroni




... possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1976) e mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2005).

Atualmente é Diretor da empresa GeoWater Assessoria, Projetos e Comércio Ltda.-EPP e Professor na Faculdade Logatti de Araraquara e Universidade Nove de Julho, em São Paulo - SP. Participa da diretoria da ONG Amanari – Pela gestão sustentável da água.

Sua atuação como consultor abrange diversas áreas de interface entre a geologia, recursos hídricos, engenharia ambiental, saneamento, geotecnia, mineração e planejamento urbano, acumulando experiência prática nacional e internacional, de 40 anos, na coordenação de equipes multidisciplinares, na elaboração de projetos, na execução de grandes obras, na organização de cursos, seminários e palestras.

A sua atuação em órgãos municipais de saneamento básico incluiu o desempenho de funções administrativas:

1) Diretor do DAEMA - Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente do município de Américo Brasiliense – SP, onde coordenou equipes multidisciplinares que desenvolveram o projeto executivo da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, Plano de Controle de Perdas, projetos executivos para ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água e
2) Coordenador de Operações do DAAE - Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara, onde ocupou a função de Coordenador de Operações e foi responsável pela elaboração do Plano Diretor de Saneamento e Gestão Ambiental.

Atuou como dirigente e acionista em grandes empresas privadas brasileiras de perfuração de poços tubulares profundos (Contep, Corner, CPA e Geoplan).

Radicado na Grécia, no período de 1987 a 1990, gerenciou os trabalhos realizados por subsidiária da Petrobrás para perfuração de poços de água no deserto do Saara, na Líbia, que que extraem água de aquíferos do sul da Líbia (Deserto do Saara) para sua zona litorânea, para abastecimento de água de 90% da população do país por meio de grandes adutoras apelidadas de Grande Rio Artificial, que foi considerada pela UNESCO, em 2001, como a maior obra de engenharia de recursos hídricos de todos os tempos.

Integrou as equipes de órgãos estaduais responsáveis pela gestão de recursos hídricos: DAEE- Departamento de Águas e Energia Elétrica, onde participou de programa de treinamento realizado em Israel sobre aproveitamento de recursos hídricos e no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desenvolveu estudos e mapeamentos hidrogeológicos.

Resumo das atividades profissionais:

4 anos no DAEE – Depto. de Águas e Energia Elétrica:
Mapeamento hidrogeológico e implantação de banco de dados hidrogeológicos;
Projetos e supervisão da construção de poços;
Estudos de avaliação de qualidade da água e inspeções sanitárias;
Implantação de rede de monitoramento de aqüíferos;
Análise estatística de dados hidrogeológicos;
Estágio em Israel sobre “Planejamento, projeto e supervisão da construção de poços tubulares profundos” junto à Mecoroth e Tahal.

7 anos no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado S. Paulo:
Especialização em modelagem matemática de aqüíferos;
Especialização na elaboração de estudos hidrogeoquímicos de aqüíferos;
Selecionado para curso de MSc na University of Colorado at Boulder;
Estudos de hidrogeologia regional da Bacia Potiguar;
Projeto e supervisão da construção de poços exploratórios e de produção para diversas regiões do Brasil;
Estudo hidrogeoquímico da Bacia do Paraná;
Estudos de impacto de grandes reservatórios de superfície nos sistemas aqüíferos vizinhos.

4 anos na Brasoil – Braspetro Oil Services Co.:
Senior Hydrogeologist and Field Superintendent da construção e instalação de 150 poços profundos no deserto do Saara (Líbia)
com produção de 45.000 m3/s, destinados a abastecer 1500 km de aqueduto com 4 metros de diâmetro (setores denominados Tazerbo-Sarir-Benghazi).

11 anos de atuação técnica e comercial:
No setor de construção, instalação, operação e manutenção de poços profundos, participou dos principais projetos de perfuração de poços de grande porte no Brasil e países do Mercosul pelas empresas GEOPLAN, CPA, CORNER e CONTEP. Ministrou palestras em congressos no Brasil e curso internacional na Venezuela sobre Poços de Grande Porte.